Tech-Teco

23.9.05

 

Opera 8, de graça e sem anúncios

No ads. Better browsing.

Assim anuncia a página de entrada do Opera que o browser não mais mostra anúncios, sendo verdadeiramente free (no sentido de "de graça").

Eu acabo de baixar o dito cujo, pois com o boom de downloads do browser desde a mudança no modelo de negócio do Opera me leva a crer que em pouco tempo mais usuários do Opera visitarão os sites que mantenho, logo, previso ver como eles funcionam no Opera (acabo de ver que os meus sites passam quase ilesos! realmente existem diferenças entre a visualização no Opera x Mozilla x IE, mas são mínimas).

Até então eu ignorava solenemente esses usuários. Pagar para usar um browser era uma idéia que não cabia na minha cabeça, com tantos bons browsers (Internet Explorer e Mozilla) de graça por aí.



 

Yahoo Mail Beta x GMail

O artigo "Yahoo Mail dá a sensação de desktop que a maioria dos usuários espera" (em inglês) faz uma comparação entre o GMail e o Beta do Yahoo Mail (screenshots aqui).

Me parece que o autor tem uma grande bronca do GMail, e ele sempre reclama que o GMail não oferece opções, seja por não fornecer uma versão paga sem os anúncios, seja por não permitir que o usuário não seja obrigado a usar as mensagens agrupadas por conversas. Particularmente fico muito mais incomodado por anúncios colocados ao fim das minhas mensagens, coisa que o GMail não faz...

Implicâncias à parte, a nova interface de email do Yahoo parece ser realmente surpreendente, usando e abusando de scripts client-side para oferecer recursos via drag-n-drop, por exemplo. Talvez consiga ser realmente superior à interface do GMail. Vamos ver até quando.

Ainda não tive a oportunidade de testar o serviço, que é oferecido à pessoas escolhidas pelo próprio Yahoo mas, como o próprio artigo diz que em breve essa oferta crescerá, espero escrever as minhas impressões sobre o serviço em breve.



 

Maioria no Orkut

Dando uma navegada nas páginas de help do Orkut acabo de ver a informação de que o país com mais usuários no site de relacionamentos é o Brasil.

Até aí tudo bem, o que eu não esperava constatar é que somos a maioria esmagadora lá: 75.4% dos usuários são do Brasil, superando em mais de 10 vezes o número de usuários dos EUA (6.63%) que vêm em segundo lugar e em mais de 20 vezes o Irã que vem em terceiro (3.61% dos usuários).

Agora fica fácil saber por que toda vez que trabalho dentro de alguma empresa grande o firewall bloqueia o Orkut. Um dia ainda acho alguma pesquisa que estime o tempo perdido no trabalho com o tal do Orkut.

Em tempo: até que eu não perco muito tempo lá não. Uso mesmo para achar e ser achado por amigos com os quais perdi contato faz muito tempo.